Aulas gratuitas de redação para o Enem: projeto abre 100 vagas para alagoanos

Professora Lívia Soares (centro) e suas alunas Letícia Campos (esquerda) e Alane Gonçalves (direita). Ambas atingiram a marca de 900 pontos no Enem. Foto: Divulgação.

Desde a criação, em 2020, “O Mil é Nosso” já recebeu mais de 150 alunos, com 95% deles alcançando nota maior que 900 na redação do Enem.

A redação pode ser a parte mais decisiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo até 1000 pontos. Porém, apenas 19 entre 2 milhões de inscritos conseguiram a nota máxima na prova de 2022 – o resultado de 2023 ainda não foi divulgado. Foi pensando em mudar essa realidade que uma ex-corretora da prova criou um projeto que busca ensinar redação de forma gratuita e didática para estudantes de escolas públicas de Alagoas. São 100 vagas disponíveis para a turma de 2024.

“O Mil é Nosso”, criado em 2020, já atendeu cerca de 150 alunos. Segundo a organização, até o momento, 95% dos estudantes tiraram nota acima de 900 pontos na redação do Enem, alcançando, inclusive, alguns primeiros lugares na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade das Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Também foram conquistadas bolsas de 100% em faculdades particulares.

De acordo com a idealizadora do projeto, a professora Lívia Soares, a ideia surgiu após ela ter ido a uma missa na escola estadual onde leciona, no Feitosa, em Maceió.

“O padre disse que a gente poderia dar outras contribuições à sociedade, que não fossem por meio de dinheiro, e cada um poderia contribuir com o dom que tem. Então eu saí da missa pensativa e resolvi colaborar com o bairro do Feitosa por meio da redação, pelo fato de eu ser professora de redação. Aí formei um grupo na igreja e dava aula quinzenal para esses meninos”, explicou a professora Lívia, que possui 20 anos de experiência em ensino.

No começo, as aulas eram presenciais. Entretanto, com a pandemia, o modelo de ensino precisou ser adaptado para o formato virtual. O sucesso foi tanto que ela expandiu o público-alvo para alunos alagoanos de qualquer escola da rede pública de ensino estadual, militar e federal.

(Equipe do programa “O Mil é Nosso” com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo. Foto: Divulgação.)

Acompanhamento não só na redação

As aulas vão até o Enem, geralmente realizado em outubro ou novembro, havendo aulões presenciais ao longo desse período. Após as provas, os alunos também recebem mentorias sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal processo seletivo para ingresso nas universidades federais do Brasil.

Caso os alunos ainda não saibam qual área acadêmica seguir, “O Mil é Nosso” também disponibiliza um especialista para ajudar na escolha.

“O projeto não é só de redação. É redação, linguagens e carreiras. Nós temos um profissional de carreiras com mentorias para os meninos tirarem as dúvidas, fazerem testes vocacionais”, destacou Lívia Soares.

Inscrições para a Turma 2024

Os alunos da rede pública interessados em participar do projeto podem acessar este link. Após a matrícula, serão disponibilizadas informações sobre o início das aulas e horários.

Quer conhecer mais oportunidades em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você