Maceió ganha primeiro coworking gratuito; saiba como utilizar

(Foto: Gabriel Fireman / Ascom Secti)

Espaço faz parte do Centro de Inovação do Polo Tecnológico do estado.

Foi inaugurado na última terça-feira (14), o primeiro coworking gratuito do estado de Alagoas, que funcionará dentro do Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), localizado no bairro do Jaraguá.

O espaço possui 80 estações de trabalho e três salas de reunião, todas equipadas com mobiliário e internet gratuita, e será aberto para uso da sociedade, tendo como pré-requisito, a priori, apenas a realização de um cadastro na recepção do CIPT, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Além disso, o primeiro andar do CIPT agora conta com um espaço de fomento ao empreendedorismo e qualificação técnica destinado a programas de incentivo à inovação desenvolvidos pelo Governo do Estado e seus parceiros.

Além dos espaços dos programas, também ficam disponíveis para os empreendedores assistidos três salas de reunião e duas salas de atendimento individual.

Programas atendidos

Os programas que farão parte do espaço incluem o Oxetech Lab, focado na profissionalização de jovens e adultos, oferecendo cursos gratuitos de tecnologia e inovação, em várias linhas do conhecimento.

Faz parte do espaço, também, uma unidade da Escola Superior de Redes (ESR), serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criada, há 15 anos, para promover a capacitação, o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação.

(Foto: Gabriel Fireman / Ascom Secti)

A ESR ofertará no estado mais de 60 cursos de abordagem prática, em várias trilhas, para aplicação imediata nas organizações que necessitam de formação qualificada de técnicos especializados em Infraestrutura de Redes, Data Center e Segurança da Informação.

Nos novos ambientes também funcionará o programa Mentoring Team, que consiste em um time de profissionais qualificados de diversas áreas (jurídica, marketing, financeira, entre outras) para auxiliar as empresas que fazem parte dos programas do Governo de Alagoas, além das 45 estações de trabalho disponíveis para as empresas que o Governo auxilia com aporte financeiro, por meio dos programas Lagoon Startups, GdH Serviço e GdH Indústria.

Sobre o CIPT

Inaugurado em outubro do ano passado (2021), o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), localizado no bairro do Jaraguá, possui mais de 6.000 m² de área construída e tem o compromisso de promover o empreendedorismo e a inovação no estado de Alagoas. 

A proposta do ambiente é ser favorável ao fortalecimento das empresas locais e atração de novos empreendimentos de base tecnológica e economia criativa, voltados ao desenvolvimento de soluções para os setores públicos, privados, universidades e centros de pesquisa.

Atualmente, o CIPT abriga 25 empresas, entre elas as maiores startups de Alagoas, que possuem destaque internacional, além de parceiros como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Sebrae Alagoas, Senai Alagoas e Fejal/Cesmac.


$ s pensou em “$ s”

  1. Keli Cristina Martins Pedrosa

    Parabéns. Excelente iniciativa, pois é comum em nosso País os jovens não terem espaços confortáveis e tranquilos para estudar e realizar suas atividades acadêmicas, especialmente aos de baixa renda. Me orgulho de Maceió, residi durante um bom tempo na capital e tenho 2 filhos alagoanos. Foi em Maceió- Na UFAL que meu esposo conseguiu se formar e eu no CESMAC. Amo Maceió.

    Meu voto é que permaneça e seja bem cuidado para não cair no abandono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estagiária de jornalismo

Mais notícias para você