Será que a inteligência artificial vai substituir o jornalista? Fizemos o teste

Usamos o ChatGPT para ver até onde a tecnologia se aproxima do trabalho de um profissional.

O avanço da tecnologia permite, diariamente, o uso em diversas profissões com o objetivo de facilitar o trabalho. Com várias possibilidades, a inteligência artificial vem ganhando mais espaço no dia a dia de muitas pessoas.

Algumas profissões, inclusive, correm o risco de serem substituídas pela IA na visão de muitas pessoas. Design gráfico, projetos de arquitetura, criação de conteúdo e até o jornalismo são algumas delas. Mas será mesmo que a tecnologia pode fazer o mesmo que um ser humano faz?

O uso do ChatGPT ficou bastante popular nas últimas semanas. A plataforma gera textos em segundos, sobre o assunto que o usuário quiser, e da maneira que preferir. O chatbot é especializado em diálogo, e pode responder perguntas complexas em pouco tempo, simulando um humano.

A plataforma é treinada e alimentada sob grande conjunto de dados de trocas de conversas, e produz textos como se estivesse em uma conversa.

A Mercatus usou o ChatGPT como teste para produzir uma matéria sobre o Pontal do Coruripe, e ver se a inteligência artificial é capaz de realizar o mesmo trabalho do jornalista.

Para começar, confira o texto produzido pela jornalista Thaynara Monteiro e editado pela Mercatus:

Lista: 5 lugares para visitar no Pontal do Coruripe, em Alagoas

Com paisagens deslumbrantes, cultura rica e gastronomia única, Alagoas atrai milhares de turistas para conhecer os mais diversos cenários. Um deles, com bastante potencial a ser explorado, é o Pontal do Coruripe.

A apenas 84 quilômetros de distância da capital, cerca de 1 hora de percurso, a praia que fica no Litoral Sul de Alagoas é um cenário tranquilo, com espaços revitalizados para moradores e visitantes.

A Mercatus foi até lá e separou 5 lugares para você visitar na sua próxima viagem:

Farol do Pontal

Localizado na região da Barra de Coruripe, o cartão postal da praia foi construído em 1948, e é considerado patrimônio histórico da região.

A região ao redor do farol conta com piscina natural na maré baixa, bares e restaurantes, estruturas com opções de comida e bebidas, além da faixa de areia para descansar enquanto admira a paisagem.

(Foto: Virna da Hora)
Praia do Pontal de Coruripe. Foto: Virna da Hora.
Associação das Artesãs

Com trabalhos feitos a partir da palha de ouricuri, palmeira nativa do Brasil, as artesãs confeccionam e comercializam peças que fortalecem o artesanato local. As obras são feitas por boa parte das famílias da região.

Foto: Reproduçãp/Artesol
Obras são feitas por moradoras da região. Foto: Reprodução/Artesol.
Beco do Amor e Beco do Pontal

Dois pontos instagramáveis no local, os becos foram inaugurados recentemente, e levam até um mirante com a vista para o mar, para apreciar a paisagem. Enquanto não chega até lá, é possível tirar fotos nos corredores.

Food park do Pontal

O novo espaço conta com praça de alimentação, várias opções de comida e ambiente agradável para encerrar o passeio. O food park também tem um espaço para venda de peças de artesanato, além de estacionamento para facilitar a ida dos visitantes.

Foto: Roberto Miranda/Ascom Coruripe
Food park conta com diversas opções e estacionamento para visitantes. Foto: Roberto Miranda/Ascom Coruripe

A seguir, texto produzido pelo ChatGPT, a partir do pedido: “Escreva um texto para blog com cinco lugares para conhecer no Pontal do Coruripe, em Alagoas”

Praia do Francês

Conhecida por suas águas cristalinas e areia branca, a Praia do Francês é o destino ideal para aqueles que procuram tranquilidade e beleza natural. Além de banhos de mar, é possível fazer trilhas na mata atlântica e avistar aves exóticas.

Forte de São Miguel

Construído no século XVII para proteger a costa contra invasões holandesas, o Forte de São Miguel é um importante patrimônio histórico da região. Hoje, aberto para visitação, oferece uma vista incrível da Praia do Francês e do mar.

Ilha dos Namorados

Localizada a cerca de 2 km da costa, a Ilha dos Namorados é um paraíso para os amantes da natureza. Com praias desertas, piscinas naturais e rica vida marinha, é um ótimo local para mergulhos e passeios de barco.

Mirante do Coruripe

Oferecendo uma das vistas mais incríveis da região, o Mirante do Coruripe é o lugar ideal para ver o pôr-do-sol e admirar a beleza da costa.

Rua do Artesanato

Uma das principais atrações culturais do Pontal do Coruripe, a Rua do Artesanato é repleta de lojas com produtos feitos à mão pelos moradores locais, incluindo cerâmica, tecidos e objetos de decoração. É uma ótima oportunidade para levar um pedaço da cultura alagoana para casa.

Nossa Conclusão

A inteligência artificial traz dados históricos e tenta se aproximar ao máximo de uma produção feita por humanos, com um texto leve e apontando o que pode ser feito em cada lugar.

Mas, apesar de preparar o texto em segundos, a plataforma apresentou pontos turísticos que não são do local solicitado, como a Praia do Francês que, na verdade, fica no município de Marechal Deodoro, e a Ilha dos Namorados, que está localizada em Sergipe. Isso pode confundir o leitor que está em busca de opções confiáveis para visitar no Pontal do Coruripe.

Levando em consideração a forma como a tecnologia aparenta ser confiante das respostas, os leitores podem ser levados ao erro se não houver um trabalho de revisão e edição jornalístico.

Possivelmente, a falta de alguns lugares atualizados na resposta do ChatGPT, a exemplo do food park e dos becos instagramáveis, se deve ao fato de que a plataforma tem o conhecimento limitado até 2021, no momento.

Por ser uma ferramenta de texto, o ChatGPT não mostra imagens dos locais para que o leitor tenha um suporte visual do que está sendo apresentado. Caso o texto seja aproveitado, o profissional poderá acrescentar fotos para melhorar a experiência do leitor.

O texto gerado pode ser reaproveitado por um jornalista, com o intuito de facilitar o trabalho, mas não deixando de lado a apuração e edição jornalística para que a produção faça sentido para o leitor.

Mesmo com a plataforma em inglês, o texto em português não apresentou erros ortográficos, que podem ser bastante comuns em traduções feitas com outras ferramentas.

Ou seja, sem a supervisão de uma pessoa que entenda ou que possa, ao menos, fazer uma pesquisa, a produção do ChatGPT pode passar a impressão de que todas as informações geradas são corretas, deixando passar erros que comprometem o trabalho.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você