Empresa busca combater a fome através de hortas sustentáveis.
A startup alagoana Amitis, que tem como objetivo combater a subnutrição através da instalação de hortas em escolas e organizações, foi selecionada para participar do reality show Shark Tank Brasil.
O episódio vai ao ar na próxima segunda-feira (20), pelo YouTube, e no dia 5 de dezembro no canal fechado Sony. O programa consiste em magnatas interessados em dar apoio financeiro a grandes ideias de empreendimento.
A Amitis foi fundada em 2016 após as irmãs Liliane e Lilian Vicente terem acesso a dados da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a fome. Foi então que entenderam que a principal causa do problema era a má distribuição de alimento, os desperdícios gerados na cadeia produtiva e a baixa renda.
O propósito da startup é ser um negócio de impacto socioambiental que utiliza hortas de baixo custo conhecidas como hidropônicas, onde as plantas são cultivadas em substrato ou solução nutritiva e não no solo.
Com a ideia, segundo as idealizadoras, seria possível promover a soberania alimentar, gerar renda através de um serviço de entregas em centros urbanos e reduzir o desperdício de alimentos.
No site da Amitis, são vendidos os Box Amitis, que consistem em caixas de produtos colhidos dessas hortas, o que gera renda para os microagricultores. Além disso, empresas podem comprar cotas sociais da startup e receberem aplicação de hortas hidropônicas, fazendo com que todo o impacto ambiental positivo gerado por meio das plantas seja vinculada ao comprador.
Para Lilian Vicente, diretora de marketing da Amitis, a participação no Shark Tank Brasil foi um divisor de águas para as irmãs, fazendo-as focar no crescimento real da startup.
“Acreditamos que a participação pode nos trazer várias conexões importantes para auxiliarem nosso processo de crescimento. Nosso objetivo é colocar em prática tudo que planejamos fazer com investimento para aumentar nossa receita e podermos gerar mais impacto; mostrar a credibilidade de mercado que temos a partir desse momento”, explicou Lilian.
Desafios de uma startup
Criar qualquer negócio do zero é um desafio. Essa realidade é ainda mais dura para quem escolhe fornecer soluções inovadoras ao mercado, se distanciando dos modelos tradicionais.
De acordo com Lilian, o principal obstáculo é ganhar credibilidade e, depois, convencer as pessoas de que a solução é sustentável, impactante e que pode gerar lucro.
“Siga com atenção o caminho que precisam trilhar. É muito importante saber aprender com os erros e não estagnar diante dos desafios. Além de ter sempre a mente aberta para novas ideias, novas soluções, novos produtos, buscando sempre crescer. Outro conselho é procurar sempre pessoas capacitadas para te ajudar a se desenvolver. Participar de acelerações também é uma ótima alternativa”, aconselha Lilian Vicente.
A Amitis opera através do site.
VEJA MAIS