Delmiro Gouveia recebe cursos gratuitos em energia solar

(Foto: Ascom Plano Nordeste Potência)

Carreta-escola está estacionada na Praça de Eventos até a próxima quarta (22); há cursos para leigos e para quem já atua no setor.

O município de Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas, recebe até a próxima quarta-feira (22) a carreta-escola do Road Show ABGD Huawei Solar. A iniciativa tem como objetivo levar conhecimento e capacitação gratuita em geração de energias renováveis, como a solar. O equipamento, que também está disponível para visitação, está na Praça de Eventos Nossa Senhora do Rosário.

Estão sendo oferecidos os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico” (energia solar), destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar e aprender a instalar painéis, e o de “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída.

As inscrições são realizadas presencialmente, na Sala do Empreendedor de Delmiro Gouveia. A participação é gratuita, mas os interessados devem levar 1kg de alimento não perecível, no dia do curso. As duas capacitações têm carga horária de quatro horas cada com direito a certificado de conclusão.

A bordo, além de sala de aula, os alunos têm contato com um sistema fotovoltaico – módulos, baterias, condutores e inversores. A ação é parceria do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), da Prefeitura de Delmiro Gouveia, do Plano Nordeste Potência, da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), ao lado da Huawei e diversas outras empresas.

Mão de obra alagoana

Segundo a secretária Alice Beltrão, a iniciativa é uma oportunidade para proporcionar uma mais qualificação para população. “Nosso estado tem trabalhado para atrair investimentos para a geração de energias renováveis. E com os cursos de capacitação, temos a oportunidade de garantir que as empresas tenham mão de obra qualificada, genuinamente alagoana”, explicou.

Para o Plano Nordeste Potência, a capacitação técnica é fundamental para que os postos de trabalho gerados na região pelo setor de energias renováveis sejam ocupados por mão de obra local, proporcionando uma transição energética justa e inclusiva.

“No contexto da transição energética do Nordeste, quando fontes poluentes gradativamente dão lugar às renováveis, os cursos oferecidos pela carreta-escola certamente vão criar mais oportunidades para a população local”, afirmou a coordenadora de articulação do Plano Nordeste Potência, Fabiana Couto.

Os requisitos para participação nos curso estão disponíveis no site.

*Com informações do Governo de Alagoas e Plano Nordeste Potência

Quer saber mais sobre oportunidades em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você