Canal exibirá programação especial com filmes alagoanos, nesta quinta (9)

Filmes alagoanos

Programação conta com as tramas “Trincheira”, “A Barca”, “Infantaria” e “Cavalo”.

Nesta quinta-feira (9), o Canal Brasil, emissora de televisão por assinatura com filmes e séries de produção nacional, apresentará uma programação especial a partir das 19h30, com tramas dirigidas por cineastas alagoanos.

O Canal Brasil irá exibir três curtas e um longa-metragem. Os curtas são “Trincheira”, de Paulo Silver, “A Barca”, de Nilton José Melo de Resende, “Infantaria”, de Laís Santos Araújo, enquanto o longa transmitido será “Cavalo”, de Rafhael Barbosa e Werner Salles.

Curta “Trincheira”

“Trincheira” traz a história de um menino (Gabriel Nunes Xavier) que vive em um lixão ao lado de um condomínio luxuoso. O filme retrata a desigualdade social através da ilusão e da imaginação do garoto, que utiliza todos os materiais encontrados no lixão para criar o ambiente imaginado do outro lado do muro.

O curta foi premiado e fez parte da mostra Competitiva Nacional do 48º Festival de Gramado, além de festivais internacionais como o DYTIATKO International Children’s Media Festival, na Ucrânia e o 2nd Mo&Friese Children’s Short Film Festival, em Hamburgo.

Curta “A Barca”

A trama apresenta a história de duas mulheres, que passam a noite de Natal em uma barca, e suas angústias, enquanto dialogam sobre a vida e a morte. O curta é baseado no conto “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles.

Além disso, “A Barca” foi indicado na categoria Melhor Curta-Metragem de Ficção no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2021.

Curta “Infantaria”

“Infantaria” traz para as telas, os dilemas da adolescência em um país conservador. O curta se passa em uma festa de aniversário e discute temas como o amadurecimento e a ausência paterna.

Em 2023, o filme recebeu o prêmio Especial do Júri Internacional na Mostra Generation 14plus, no Festival de Berlim, além de sair vencedor do Festival Curta Cinema, o que gerou uma chance de concorrer a uma vaga no Oscar de 2024.

Longa “Cavalo”

O filme “Cavalo”, primeiro longa-metragem alagoano realizado com edital público, mistura ficção e documentário, trazendo a memória da ancestralidade através do corpo. O título da produção faz uma referência às pessoas de religiões de matriz africana que conseguem incorporar entidades em seus corpos.

O longa fez parte da Mostra Nacional da 7ª Mostra de Cinema de Gostoso, entre outras mostras importantes, além de ter feito parte da seletiva do Oscar concorrendo a uma vaga para representar o Brasil na competição.

Programação dos filmes alagoanos

19h30 – Trincheira, de Paulo Silver – Inédito;
19h45 – A Barca, de Nilton José Melo de Resende;
20h – Infantaria, de Laís Santos Araújo;
20h30 – Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles.

Quer conhecer mais histórias inspiradoras de Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estagiário de Jornalismo.

Mais notícias para você