Caruaru lidera criação de empregos no interior de Pernambuco no 1º semestre de 2025

Foto: Jorge Farias/Secom PMC

Imagem: Jorge Farias/Secom PMC

Serviços, indústria e construção puxam o saldo positivo; maior parte dos novos empregos é de jovens e mulheres.

Pernambuco encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 5.179 novas vagas com carteira assinada, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O resultado é fruto da diferença entre 57.194 admissões e 52.015 desligamentos registrados no mês de junho. No acumulado do ano, o estado contabiliza mais de 27 mil postos de trabalho formais criados.

O desempenho reforça a tendência de recuperação gradual do mercado de trabalho no estado, mesmo diante de um cenário econômico nacional ainda marcado por incertezas. A taxa de crescimento do emprego em Pernambuco segue acima da média da região Nordeste, especialmente em setores como serviços, comércio e construção civil.

Emprego em alta, quem está contratando mais?

O setor de serviços se manteve como o principal gerador de empregos em junho, com mais de 2.100 vagas criadas, seguido pela construção civil, com saldo positivo de 1.290 postos. A indústria também apresentou crescimento, impulsionada principalmente por polos regionais como o de Garanhuns e o de Caruaru.

Nesta última, o destaque vai para os serviços voltados à educação, saúde e logística. De acordo com o secretário executivo de Trabalho e Qualificação de Pernambuco, Jaime Anselmo, o desempenho do Agreste, e especialmente de Caruaru, está ligado ao fortalecimento das redes locais e à interiorização dos investimentos:

“Caruaru tem mostrado resiliência e protagonismo na geração de empregos, com destaque para o setor de serviços. A presença de grandes grupos educacionais e o crescimento das cadeias produtivas locais têm impulsionado as contratações. Estamos vendo um dinamismo econômico que se espalha para além da capital, o que é extremamente positivo”, avaliou o secretário.

Panorama e próximos desafios

A expectativa do governo estadual é que o segundo semestre mantenha o ritmo positivo, com apoio de políticas de incentivo ao primeiro emprego, qualificação profissional e atração de novos investimentos por meio de programas como o PE no Caminho Certo e o Avança PE.

Além disso, o setor turístico e de eventos deve contribuir para a geração de vagas temporárias, especialmente em municípios como Petrolina, Gravatá e Recife, durante o segundo semestre.

Quer saber mais sobre economia? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você