São João de Maceió gerou impacto de R$ 351 mi em 2023, aponta estudo da Mercatus

(Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)

(Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)

Pesquisa da Mercatus revela setores que faturaram mais no período.

O estudo de impacto econômico do São João Massayó 2023, realizado pela Mercatus e divulgado nesta quinta-feira (20), apontou que o evento movimentou R$ 351 milhões na economia local.

O valor é três vezes maior que o registrado no ano passado, quando o impacto foi de R$ 100 milhões.

Do total deste ano, R$ 289 milhões foram de impacto direto e R$ 62 milhões de impacto indireto, o que, de acordo com a pesquisa, gerou efeito multiplicado de 1,21 na economia de Maceió.

Segundo o levantamento, o setor que teve maior impacto indireto com o evento foi o Comércio (por atacado e a varejo, exceto veículos automotores), que registrou quase R$ 10,5 milhões no período.

O transporte terrestre teve o segundo maior impacto durante o evento, com R$ 6,68 milhões. Outros oito setores apresentaram os maiores números no mês de junho. Confira no gráfico abaixo:

A pesquisa trouxe, ainda, o ticket mediano, por dia de evento, de moradores da região e visitantes, em quatro categorias: transporte, alimentação, roupas e acessórios e beleza.

Com os números de ticket mediano e intenção de gasto do público, o estudo obteve o impacto direto que o evento gerou em cada categoria. A maior delas foi em roupas e acessórios (R$ 114 mi), seguida de alimentação (R$ 98,6 mi), beleza (R$ 58,9 mi) e transporte (R$ 17,5 mi).

Satisfação do público com o evento

O estudo realizado pela Mercatus também avaliou a satisfação do público com o São João Massayó 2023. A pesquisa fez análise por duas perspectivas:

  • A primeira, considerando os grupos moradores e visitantes;
  • A segunda, dividindo em quatro níveis de renda: (1) até R$ 2,9 mil; (2) entre R$ 2,9 mil e R$ 7,1 mil; (3) entre R$ 7,1 mil e 22 mil; e (4) acima de R$ 22 mil.

Em relação aos grupos de moradores e visitantes, o estudo apontou que não houve diferença no nível de satisfação. A nota mediana obtida foi 9, valor elevado considerando a escala de 1 a 10.

Já em relação aos níveis de renda, o grupo com maior nota de satisfação foi o de menor renda.

Metodologia

O estudo utilizou como metodologia a análise de gastos do público, uso de modelo de matriz insumo-produto e avaliação de satisfação com o evento comparando grupos de participantes. Os dados foram obtidos por meio de respostas do questionário com o público do evento.

O estudo completo está disponível neste link.

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