Quais são as escolas de AL que estarão na maior feira de iniciação científica do Brasil

(Foto: Thiago Athaíde e Ana Paula Lins / Ascom Seduc)

Instituições foram escolhidas entre 500 projetos semifinalistas após serem avaliadas por uma comissão julgadora.

Quatro escolas de Alagoas vão participar da maior feira de iniciação científica do país, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace-USP), que acontece de 18 a 22 de março em São Paulo.

Entre as escolas estaduais estão a Theotônio Vilela Brandão e a Benedita de Castro Lima, ambas de Maceió, além do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Sesi Alagoas.

A Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão vai apresentar o projeto Ecofloor, que consiste na produção de pias e pisos cerâmicos a partir da casca do sururu, enquanto que a Benedita de Castro Lima vai levar o trabalho sobre produção de papel à base de bagaço de  cana de açúcar. As duas unidades foram escolhidas entre 500 projetos semifinalistas após serem avaliadas por uma comissão julgadora.

Dos cinco projetos que representarão Alagoas, dois chegaram à condição de semifinalistas graças a credenciais ganhas em premiação da Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia, na Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca, realizada em novembro do ano passado: o projeto Ecofloor e o projeto de impressão 3D e corte a laser para a produção de kits de robótica do Ifal Arapiraca.

(Foto: Thiago Athaíde e Ana Paula Lins / Ascom Seduc)
(Foto: Thiago Athaíde e Ana Paula Lins / Ascom Seduc)

“Depois de muitos meses estudando e desenvolvendo o projeto Ecofloor, conseguimos obter resultados exitosos. Apresentar esses resultados na maior feira de Ciências do Brasil é gratificante, mostrando o potencial dos alunos e motivando os demais estudantes. Estamos ansiosos para representar o nosso estado e a educação pública da melhor forma”, afirma Tatiane Omena, orientadora do projeto Ecofloor, que, em 2023, venceu o Encontro Estudantil e também foi premiado na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os estudantes também estão felizes e ansiosos para apresentarem seus projetos e a rede estadual de ensino no evento.

“Nunca imaginei que o nosso projeto pudesse chegar tão longe. Estou bastante empolgada e creio que essa é a primeira de várias conquistas que virão”, aposta a estudante Amanda de França, da Escola Estadual Benedita de Castro Lima.

Quer saber mais sobre destaques em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estagiário de Jornalismo.

Mais notícias para você