Marco dos Corais vence prêmio arquitetônico internacional

(Foto: Daniel Guimarães)

(Foto: Daniel Guimarães)

Plataforma ArchDaily, reconhecida internacionalmente, premiou Marco dos Corais por projeto arquitetônico.

O projeto arquitetônico alagoano, Marco dos Corais, localizado na Ponta Verde, em Maceió, foi um dos três vencedores do Prêmio Obra do Ano do ArchDaily, uma plataforma de arquitetura e design internacional.

De acordo com o site, que tem sede em Santiago (Chile), e filiais em Berlim, Xangai e Cidade do México, o Marco dos Corais foi a segunda obra mais votada, após um processo de seleção com mais de 50 mil votos.

O projeto alagoano, assinado pelo escritório Angeli Leão, ficou na frente do Factory Lisbon, que realizou uma intervenção arquitetônica numa fábrica de biscoito em Lisboa, e atrás somente do projeto Hospital Veterinário Escola Unileão, do escritório Lins Arquitetos Associados, no Ceará.

O ArchDaily anunciou que o Marco dos Corais era um dos três projetos vencedores com o seguinte texto:

“Mais do que uma intervenção urbanística e arquitetônica, este projeto se tornou um marco em Maceió para a valorização e sensibilização de novas gerações sobre o significado ecológico dos corais em Alagoas”.

O arquiteto, Tiago Angeli, que assina a intervenção ao lado do arquiteto e sócio Ricardo Leão, demonstrou gratidão ao vencer o projeto. “Estamos honrados em projetar uma obra realizada em Alagoas entre outras grandes obras de destaque no Brasil, Portugal e outros países”, diz Tiago Angeli.

Sobre o Marco dos Corais

O Marco dos Corais foi inaugurado oficialmente no dia 1 de abril de 2022, adicionando mais um ponto turístico na orla de Maceió, sendo uma ampla praça dentro do mar. O espaço é contemplado com a paisagem dos mares da Ponta Verde e da Pajuçara, e ainda conta com pontos para o público confraternizar, descansar e apreciar as belezas dos corais e da praia.

Marco dos Corais, Ponto turístico em Maceió-AL - Drone DJI Phantom 4
(Foto: Abner Soares)

Além disso, cumpre uma função social de conscientização sobre a preservação dos corais. Um fato interessante é que antes de se tornar o Marco dos Corais, em 2022, o local abrigava o Alagoas Iate Club, mais conhecido como Alagoinhas, que foi inaugurado em 1970 e fez história até os anos 2000.

Alagoas Iate Club (Alagoinhas)

O clube realizava serviços de sócios e convidados e oferecia parque aquático com piscinas, quadra poliesportiva e salão de festas. Apesar das variadas opções de entretenimento, em 2005 as atividades do clube foram encerradas, deixando o espaço do Alagoinhas sem utilização.

Devido à falta de manutenção, o poder público interviu e deu início a um extenso processo de novos projetos para reutilização do espaço. Após 17 anos, conhecemos o resultado de toda essa espera com o Marco dos Corais.

No início de fevereiro de 2023, o monumento do cavalo-marinho, que já existiu no local e era uma referência ao antigo Alagoinhas, foi reinstalado no mar da Ponta Verde.  O cavalo-marinho faz parte da nossa biodiversidade e simboliza a conexão com o mar. A escultura é recebida como um resgate à memória do antigo Iate, com cores e toques de arte contemporânea.

Cavalo-marinho foi instalado no mesmo local do antigo, ao lado do Alagoinha — Foto: Jonathan Lins
(Foto: Jonathan Lins)

Conheça mais sobre as outras duas obras vencedoras do Prêmio Obra do Ano do ArchDaily, no site da plataforma.

Quer saber conhecer mais histórias inspiradoras em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estagiário de Jornalismo.

Mais notícias para você