3 passos para começar a aplicar branding no seu pequeno negócio

(Foto: Pixabay)

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Segundo o GOV.COM, de janeiro a abril deste ano foram abertas 1.331.940 empresas no Brasil, totalizando mais de 21 milhões de CNPJs ativos em todo o território nacional. Destes, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte.  

Em meio a um cenário cada vez mais competitivo, ter uma marca forte e bem definida é mais importante do que nunca. E, na medida em que 2023 passa, as empresas de todos os setores estão disputando a atenção de uma base de consumidores cada vez mais exigente e atenta. 

Nesse ambiente, uma marca é muito mais do que apenas um logotipo ou um slogan cativante — é a soma total dos valores, reputação e presença geral de uma empresa no mercado.  

Ter um conceito de marca poderoso, uma proposta de valor autêntica que se conecta diretamente aos anseios, necessidades e valores dos seus clientes é determinante para se ter um negócio admirado e de sucesso. 

Mas afinal, o que é branding? E como eu posso aplicar isso ao meu pequeno negócio?  

Branding é o desenvolvimento e gestão da sua marca — que é o conjunto de elementos que representam as características de uma empresa, dos produtos que ela vende e os sentimentos que essa marca quer transmitir.

Com isso, o objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço. 

Sabendo disso, como você empreendedor consegue aplicar o branding no seu negócio e se destacar nesse mercado tão competitivo?  

Aqui vão 3 passos importantes pra você aplicar e começar a fazer a gestão da sua marca:

1. Tenha clareza do seu posicionamento e da sua proposta de valor

E se você não consegue definir esses pontos com clareza, pegue papel e caneta e preencha as seguintes informações sobre o seu negócio: 

– O que a sua empresa faz? (O que ela vende? Quais são as atividades?) 

– Como ela faz? (Quais são os seus diferenciais? O que te destaca no mercado? O que diferencia a sua empresa das outras?) 

– E por que ela faz? (Qual a sua missão? Qual a razão da sua empresa existir? E por que ela deve ser importante para alguém?) 

Essas informações te darão clareza sobre seus diferenciais e qual a sua proposta de valor.

2. Crie uma Brand persona

(essa é, na minha opinião, uma das partes mais legais quando falamos de branding). 

Brand persona é a personificação dos valores da sua marca. É como se você criasse uma pessoa pra representar a sua marca. É definir suas características, gostos, forma de falar, valores e estilo.  

Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? 

3. Crie um Moodboard

E por fim, criar uma estratégia de comunicação da sua marca pode ser um dos grandes desafios dos empreendedores, pois nem todo mundo sabe como fazer isso bem.  

Uma ferramenta bem legal é o Moodboard, que é uma representação visual de um projeto. E você pode aplicar isso em várias áreas do seu negócio.  

Aqui eu te desafio a criar um. 

Escreva 5 palavras que definem a sua empresa, abra o Pinterest e escolha as imagens que mais tem a ver com ela. Escolha as 10 melhores fotos, crie um painel visual no Canva e use-o como base para sua comunicação, tanto fora como dentro do digital.  

Todas essas ferramentas te proporcionarão clareza para entender o seu negócio e poder comunicá-lo ao mundo.  

Comece agora e veja o poder do branding aplicado também ao seu empreendimento. 

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Apaixonada por gente, empreendedorismo e marketing, não exatamente nessa ordem; Diretora de marketing no conselho de jovens Empreendedores de Maceió; Administradora e graduanda em Relações Públicas; Consultora em gestão empresarial e Marketing; Empreendendo com comida chinesa e Doces Gourmet no Ya China Delivery e Doces La Belle.

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