Maceió: desconto de 10% no IPTU termina nesta quinta (29)

(Foto: Sefaz Maceió)

Município de Maceió não enviará mais os tradicionais carnês, devendo o contribuinte emiti-lo de forma virtual.

Os maceioenses que quiserem aproveitar os 10% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 têm até esta quinta-feira (29) para pagar o tributo à vista. O Município não enviará mais os tradicionais carnês, devendo o contribuinte emiti-lo de forma virtual.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), serão encaminhados fisicamente apenas boletos com as 10 parcelas, sem desconto, e a cota única com 5%.

O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.

Os imóveis que não estiverem com o IPTU em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.

Como emitir a guia

Para garantir o desconto, é necessário emitir a guia no site da Sefaz municipal. Ao acessar o portal, o contribuinte deve informar o número de inscrição imobiliária do imóvel,  que pode ser encontrado em carnês do IPTU de anos anteriores, e selecionar a cota única. Também é possível emitir o IPTU com o CPF do titular do imóvel e o CEP do endereço.

Há dois tipos de guias, uma mais simplificada, com código de barras copiável e chave Pix, e outra mais detalhada, disponível em ‘Boletos Tradicionais’.

Quer saber mais sobre Economia em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você