Papel antifúngico: projeto de alagoanas será apresentado em Nova Iorque

(Foto: Sesi Senai Alagoas)

Paperben é um papel antifúngico específico para o transporte e armazenamento de frutas, legumes e verduras.

O projeto “Paperben – Papel Reciclado Antifúngico”, desenvolvido por alunas da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, será apresentado durante a Genius Olympiad, uma competição internacional de projetos de ensino médio que abrange diversas disciplinas e tem como foco questões ambientais. O evento acontece em Rochester, Nova Iorque, entre 10 e 14 de junho.

O time alagoano, composto pelas alunas Letícia Vitória Bezerra dos Santos, Maria Clara Farias Barbosa e Myllenny Victória Oliveira de Araújo, e orientado pela professora Jeanynne Leite Rocha, foi classificado para a Genius Olympiad por causa de sua participação, tida como excelente, na 8ª Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), que ocorreu em outubro passado, em Pomerode, Santa Catarina.

Projeto reduz perdas por contaminação

O produto é um papel antifúngico específico para o transporte e armazenamento de frutas, legumes e verduras.

O trabalho é feito a partir de folhas recicladas, com ervas como boldo do Chile, alecrim, cravo-da-índia e erva-doce, que possuem propriedades antimicrobianas.

Quando utilizado durante o transporte de alimentos, o papel cria uma barreira protetora que reduz os riscos de contaminação por fungos.

A ideia é reduzir perdas causadas pela contaminação fúngica e garantir a qualidade dos alimentos transportados. Assim, o projeto contribui para a sustentabilidade, a segurança alimentar e a eficiência econômica na cadeia de produção e distribuição de alimentos.

A diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai Alagoas, Cristina Suruagy, afirma que que a instituição está orgulhosa do trabalho das alunas.

“Os resultados estão chegando, já temos uma quantidade enorme de alunos e professores participando de feiras nacionais de pesquisa e esse prêmio veio pra abrir as nossas portas para nossos alunos e professores apresentarem nossos conhecimentos em eventos internacionais”, destacou.

Sobre a Genius Olympiad

Fundada e organizada pela Terra Science and Education e sediada pelo Rochester Institute of Technology, a Genius Olympiad reúne projetos nas áreas de Ciência, Escrita Criativa, Negócios, Robótica, Arte, Música, Curta-metragem e Programação (Coding).

*Com assessoria

Quer saber conhecer mais histórias inspiradoras em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você