Evento apresenta as maiores obras do pintor holandês por todo Brasil.
A exibição “The Original van Gogh”, que percorre o país, está confirmada na capital alagoana, a partir de 22 de setembro no Parque Shopping Maceió, no bairro de Cruz das Almas.
O evento imersivo, que conta a história do artista visual Vincent van Gogh, expõe algumas das maiores obras do pintor, como “Amendoeira em Flor”, ”Girassóis” e “Noite Estrelada”, durante 1 hora e 15 minutos de apresentação, usando tecnologia 8k e com alta definição nas projeções.
Distribuídos em seis ambientes, os cenários – os quais já atraíram multidões pelos estados brasileiros – são interativos, lúdicos e ‘instagramáveis’, proporcionando uma experiência 360º para os visitantes, com mais de 150 obras, sons e efeitos luminosos.
Segundo os organizadores, a qualidade de projeção é superior a projetores HD, comumente usados em mostras do gênero até então, “permitindo que as grossas pinceladas características e as cores vivas de Van Gogh sejam observadas e compreendidas de uma forma única nesta exposição”.
A galeria viva também conta com a criação original “Sinfonia de Girassóis”, que envolve esculturas de girassóis, música e o poema “Última Carta de van Gogh a Théo” do poeta Al Berto.
Os ingressos em pré-venda custam a partir de R$ 30 a meia entrada e estão disponíveis clicando aqui. Também há opção de ingresso social, com a entrega de 1kg de alimento não perecível. Os valores mudam de acordo com o dia da semana.
Sobre van Gogh
O holandês Vincent Van Gogh (30 de março de 1853 – 29 de julho de 1890) é considerado um dos maiores pintores da história, mas teve pouco sucesso durante sua vida. Todo o seu trabalho – cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos – foi produzido durante um período de apenas 10 anos, antes de sucumbir à doença mental, possivelmente transtorno bipolar.
Sua fama cresceu rapidamente após sua morte, especialmente após uma grande retrospectiva de sua obra em Paris, em 17 de março de 1901, organizada por sua cunhada Joanna Van Gogh, viúva de seu irmão Theo, que herdou as telas do mestre.
Várias de suas obras estão atualmente entre as mais admiradas e caras do mundo, como o Quarto em Arles (1888), Noite Estrelada (1889), Lírios (1889), Os Girassóis (1889), o Autorretrato (1889), Terraço do Café na Praça do Fórum (1888) e o Campo de Trigo com Corvos (1890), entre muitas outras.
Van Gogh foi um dos maiores influenciadores do expressionismo, um dos movimentos de vanguarda europeus que influenciaram a arte moderna mundial e, no Brasil, o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.
Apesar de uma carreira e vida curtas, esta última marcada por tropeços e desilusões, Vincent Van Gogh criou uma obra tão deslumbrante que com o passar dos anos sua importância e magnitude o transformaram em um verdadeiro patrimônio da história mundial das artes plásticas.
Presente em exposições, museus, livros, utensílios e todo tipo de objetos, a arte do pintor holandês inundou o imaginário popular, atravessou o tempo e ainda segue inspirando artistas com seu traço inconfundível.
Quer saber mais sobre Cultura em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
VEJA MAIS
A ART é uma forma de comunicação para poucos entendedores.
@cyycavalcanti