15° Mostra Sururu: Inscrições abertas para curtas e videoclipes

(Foto: Assessoria Mostra Sururu)

(Foto: Assessoria Mostra Sururu)

As inscrições são gratuitas, virtuais e podem ser realizadas até 29 de setembro.

Lembrado por sua qualidade e compromisso com a democratização do cinema, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano está de volta. Nesta 15° edição, as inscrições para a Mostra Competitiva já estão abertas e seguem até o dia 29 de setembro. Podem ser submetidos curtas-metragens e videoclipes que tenham alguma relação com Alagoas, dentro de 4 categorias de exibição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário único, disponível no site da Mostra.  

Neste ano, a Mostra Sururu reforça seus ideais de acessibilidade e diversidade com uma novidade: a 1ª edição da Mostra Inclusão, com programação de filmes alagoanos acessíveis e oficinas gratuitas voltadas para acessibilidade. As exibições acontecem gratuitamente entre 12 e 15 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara. 

Mostra Sururu: arte e inclusão 

(Foto: Divulgação/Regina Barbosa)
A homenageada desta edição, Regina Barbosa, já atuou como produtora em políticas públicas nacionais na Ancine e na SAV-MINC (Foto: Divulgação/Regina Barbosa).

Criada em 2009 e atuando de forma ininterrupta desde 2011, a Mostra Sururu é um dos eventos anuais mais longevos do estado e a principal janela de exibição de videoclipes naturalmente alagoanos. 

Para ampliar o seu alcance, o evento também promove laboratórios, oficinas, Mostra Itinerante e Mostra Online, junto com a tradicional Mostra Competitiva. Desta vez, também será incluída a Mostra Inclusão.

Neste ano, a Mostra homenageia Regina Barbosa – roteirista, diretora e produtora de cinema; autora literária e projetista em paisagismo e ecodesign. Atualmente, Regina é responsável pela produção da websérie “Mundo Vinil”, de Hermano Figueiredo.  

Abertura das inscrições

A Mostra Sururu de Cinema Alagoano desempenha um papel essencial no fortalecimento do cinema local, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do setor. A Mostra destaca-se por valorizar e exibir obras de artistas alagoanos ou residentes no estado.

Tanto para os curtas-metragens – distribuídos nas categorias Ficção Documentário, Animação, Híbrido ou Experimental – quanto para videoclipes, em todas as mostras, não é cobrado nenhum valor para inscrição ou exibição. Dessa forma, a Mostra Sururu incentiva o acesso e a sobrevivência do cinema natural de Alagoas. 

As inscrições são gratuitas, online e podem ser realizadas até 29 de setembro, via formulário oficial. Os realizadores podem enviar informações detalhadas sobre suas obras junto a um link para visualização pela comissão de curadoria e seleção.

Quer saber mais sobre Cultura? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você