Maceió é finalista em prêmio internacional de cidades inteligentes

(Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)

(Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)

Programa Saúde da Gente fez 380 mil atendimentos desde implantação, em agosto de 2022.

A capital alagoana é finalista do Latam Smart City Awards 2023, premiação mais importante da América Latina em reconhecimento de iniciativas de cidades inteligentes.

Maceió alcançou a posição com o programa itinerante Saúde da Gente, que já realizou cerca de 380 mil atendimentos desde agosto de 2022, quando foi implantado.

A premiação acontece no dia 24 de maio (quarta-feira), em Mérida, no México, durante o Smart City Expo Latam Congress, organizado pela instituição Fira Barcelona com a ONU Habitat.

A capital concorre na categoria ‘Sociedade Equitativa e Colaborativa’, com as cidades de Medellín (Colômbia) e São Paulo (SP). Esta será a primeira vez que Maceió fica entre os finalistas de um prêmio internacional na modalidade de cidades inteligentes.

“É uma honra para mim, enquanto prefeito, saber que Maceió está na final de um prêmio tão importante como este, e ainda mais com um programa que traz dignidade para milhares de pessoas através de serviços e atendimento humanizado a quem mais precisa”, ressaltou o prefeito de Maceió, JHC.

O que é o Saúde da Gente?

O programa coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito, leva ações de saúde para as comunidades da cidade em uma estrutura adaptável que pode ser deslocada.

A iniciativa tem como principais alvos as regiões de baixa renda, e tem como meta alcançar mais de meio milhão de pessoas.

O programa tem cinco frentes de atuação (saúde da mulher, infantil, animal, mental e nas grotas) e itinerário móvel, e fica por sete dias em cada localidade que se instala.

A cada 100 atendimentos ofertados nas comunidades, 10 são para mulheres. Elas podem ter acesso a consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de realizar exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.

A ação também oferece atendimento infantil com pediatra, oftalmologista e psicólogos, vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação de animais, e outros.

Para utilizar algum dos serviços, é necessário apenas apresentar documento com CPF e o cartão do SUS.

Para saber mais sobre destaques em Alagoas? siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você